Médicos e Clínicas Médicas

Como abrir uma empresa para médicos

 

Saiba como a contabilidade para médicos pode mudar a trajetória da sua carreira.

 

Contabilidade para médicos: Como abrir uma empresa.

Empreender é a melhor forma de se ter liberdade financeira, podendo exercer a função dos seus sonhos e ganhar mais dinheiro, desta forma, saiba como a contabilidade para médicos irá te auxiliar neste processo de como abrir uma empresa.

Pessoas e o mundo dos negocios

 

Por que e como abrir uma empresa?

O médico pode atuar tanto como pessoa física, quanto jurídica, porém é extremamente recomendado atuar como pessoa jurídica pelos benefícios fiscais que abrir uma empresa te possibilita.

Para isso, a contabilidade para médicos se vê essencial para te auxiliar nesse processo de como abrir uma empresa. Para isso, continue lendo esse artigo até o final para aprender como abrir uma empresa e se beneficiar com a contabilidade para médicos.

Para um médico abrir uma empresa, é um processo parecido com os outros profissionais da saúde. Para isso, separamos um passo a passo completo de como abrir uma empresa para o seu consultório ou clínica médica.

Contador analisando

 

Modelos possíveis para abrir empresa para médicos

Quando você decide entrar em um processo de como abrir uma empresa, você deve escolher o modelo de empresa que melhor adéqua ao seu perfil. O modelo irá influenciar diretamente na tributação e segurança patrimonial.

Medico e contador

Dentre as opções, você pode escolher entre algumas opções, nas quais veremos a seguir.

Sociedade Empresária Limitada (LTDA)

Este modelo de abertura de empresa, é muito utilizada por médicos que pretendem exercer a função de maneira empresarial, contando com a sociedade de profissionais que não são da área da saúde.

Sociedade Simples Limitada (LTDA)

Este modelo de abertura de empresa é voltado para médicos que optam abrir a empresa para a prestação de serviços médicos, inclusive podendo ser terceirizados em clínica médica ou hospitais de outras pessoas.

Esse tipo de abertura de empresa é ideal para quem não deseja abrir um negócio completo, como uma clínica própria.

Sociedade Simples Pura

Esta forma de abrir empresa é uma sociedade de médicos registrada no cartório como pessoa jurídica. Ela possui grande redução do imposto ISS na maioria dos municípios enquanto sociedade uniprofissional.

EIRELI para médicos

Este modelo de abertura de empresa tem como necessidade de integralizar o capital social de 100 salários mínimos no ato da abertura. Este modelo é mais indicado para quem está a procura de estruturar um grande negócio.

Para médicos que desejam a abertura de um empreendimento local, focando prioritariamente na emissão de nota fiscal, pode não ser a melhor opção, sendo mais indicado para grandes empreendimentos, como citado anteriormente.

A grande vantagem da abertura desse tipo de empresa, é que não é necessário sócios para a abertura do negócio, eliminando a necessidade de muitos empreendedores em procurar “sócios fantasmas” para a abertura de empresa e o empresário não tem seu patrimônio pessoal afetado por dívidas da empresa.

Sociedade Limitada Unipessoal

Já neste tipo de abertura de empresa, consiste na possibilidade de abrir uma empresa sem sócios, e ainda com o patrimônio particular sendo protegido. Ele possui as mesmas vantagens do EIRELI juridicamente falando e sem há necessidade de capital de 100 salários mínimos.

A SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) é um modelo de abertura de empresa consideravelmente novo, que leva mais agilidade e liberdade para o médico empreendedor que está em busca de como abrir uma empresa.

 

Passo a passo de como abrir uma empresa para médicos

O procedimento de como abrir uma empresa para médicos é praticamente o mesmo da abertura de empresas normais. Mudando apenas na responsabilidade técnica, de natureza jurídica.

Para te auxiliar neste processo, conte sempre com a ajuda de uma contabilidade para médicos para realizar todo o processo com segurança e eficácia. Separamos para você o passo a passo de como abrir uma empresa, para que você compreenda melhor todo o processo.

Contador trazendo soluções

Definir qual será o CNAE de sua empresa

O primeiro passo de como abrir uma empresa, é definir claramente quais serão os serviços que a empresa irá prestar no meio médico. Assim, você deve buscar o CNAE que se encaixa no objetivo total da empresa.

Como por exemplo:

8630-5/03 CLÍNICA MÉDICA EM EMPRESA

 

Escolher o modelo de empresa e realizar a elaboração do contrato

Lembra dos modelos de empresa que citamos no começo do artigo? então, essa é a hora de escolher qual será o mais indicado para a sua empresa. Caso haja dúvidas, fale com nosso consultor contábil para o esclarecimento de qualquer dúvida sobre contabilidade para médicos que você possa vir a ter.

Após a escolha deste modelo empresarial, você precisará elaborar o contrato social da empresa com todas as cláusulas necessárias para garantir a segurança de todos os sócios envolvidos.

Os pontos mais importantes a serem considerados na elaboração do contrato entre os sócios são a divisão de lucros e prejuízos do empreendimento. Colocando em pauta como é feita toda divisão de responsabilidades entre os sócios para evitar desentendimento futuro.

Registrar no cartório como pessoa jurídica

Para o registro de uma sociedade, seja ela simples pura, simples limitada ou até mesmo ERELI para médicos, é necessário registrar a empresa no cartório de pessoa jurídica. Podendo ser registrado também na junta comercial, caso seja uma sociedade empresária.

Registrar na Receita Federal para CNPJ para médicos

Toda empresa precisa ter um CNPJ, as clínicas e consultórios não fogem dessa regra. Para abrir uma empresa para médicos, é necessário o registro na receita federal para se ter um CNPJ para médicos.

Inscrição junto à prefeitura

Para abrir um empreendimento físico na área da saúde, é necessário uma inscrição na prefeitura do seu município. A prefeitura é onde você irá conseguir todas as licenças para funcionar.

Tais licenças, como: alvará de funcionamento, cadastro de lixo especial e vigilância sanitária. Estas licenças só serão exigidas caso você deseje abrir um empreendimento, como uma clínica ou consultório. Caso você deseje apenas abrir a empresa para prestar serviço para outros consultórios, não é necessário tais licenças.

Obtenção de certificado digital

Com tudo pronto, você irá precisar comprar um certificado digital para emitir nota fiscal, além das entregas das obrigações contábeis da empresa. Essa é uma medida obrigatória para qualquer empresa para médicos.

 

Como a contabilidade para médicos pode te ajudar?

A abertura de uma empresa, assim como o cumprimento das obrigações fiscais e contábeis, é um processo extremamente burocrático que deve ser feito com muita precisão e cautela, caso o contrário você pode enfrentar diversos problemas e atrasos no seu planejamento.

Assim, ter o auxílio de uma contabilidade para médicos especializada, garantirá que todo o processo ocorra da melhor maneira possível, assim evitando atrasos e imprevistos fiscais na criação da sua empresa.
Isso vai permitir com que você foque as suas energias 100% para o desenvolvimento do seu empreendimento.

Contador analisando dados

 

Agora que você aprendeu como abrir uma empresa e a importância da contabilidade para médicos, em qualquer dúvida que você possa vir a ter, entre em contato sem nenhum tipo de compromisso.

 

Vamos falar sobre o seu negócio?

Solicite Cotação

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato


Categorias

Posts Recentes

Newsletter



Compartilhe

×